Como utilizar a contabilidade como gestão

Como utilizar a contabilidade como gestão

As empresas enfrentam um momento de crise e instabilidade econômica e um dos maiores problemas dentro de uma organização são os pagamentos indevidos que geram prejuízos e desaceleração do crescimento.

Quase todos os empresários reclamam da carga tributária que pagam nas empresas o que dificulta sua lucratividade. Porém, muito desses impostos podem está sendo recolhidos de forma errada e com isso a empresa fica menos competitiva no mercado.

E diante de tantas regras e informações as empresas ás vezes acham que sua contabilidade é simplesmente para calcular seus impostos e cumprir com as obrigações fiscais que lhe compete e deixam de lado a sua contabilidade que pode ser sua maior ferramenta de gestão.
No entanto fica a pergunta, como utilizar a contabilidade como gestão?

A Contabilidade Gerencial, faz todo o controle da movimentação da empresa com o objetivo de gestão organizacional, ou seja, emitir relatórios que mostram como está o crescimento da empresa, seus pontos fracos, onde terá que mudar e como está situada no mercado.

Alguns dados informativos demonstram esses resultados, como:
Dentre as utilizações da contabilidade, para fins gerenciais, destacam-se:

1. Projeção do Fluxo de Caixa;
2. Análise de Indicadores;
3. Cálculo do Ponto de Equilíbrio;
4. Determinação de Custos Padrões;
5. Planejamento Tributário; e
6. Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário.

No entanto, estamos falando de uma contabilidade moderna, deixando para traz o conceito que contador só calcula impostos e entrega declarações fiscais.
O Contador moderno é o gestor contábil, é ele que irá contribuir em obter informações uteis ao desenvolvimento da sua organização empresarial.

Portanto, a contabilidade requer muita atenção e tempo dos seus profissionais, para obter um tempo maior para essas análises é necessário a empresa obter um serviço diferenciado, preferencialmente contratando serviços contábeis dentro da empresa, criando uma equipe que irá atender suas necessidades organizacionais mais facilmente.